JOTA-JOTI 2025: Jovens Construtores do Mundo ligam Portugal ao mundo

Durante o fim-de-semana de 17 a 19 de outubro, o JOTA-JOTI uniu milhares de escuteiros por todo o planeta através do rádio e da internet. A Estação Nacional do CNE esteve sediada no Centro Comunitário Paroquial de Famões, sob coordenação do Departamento Nacional de Radioescutismo e do Núcleo Moinhos de Vento, da Região de Lisboa.

Sob o tema “Jovens Construtores do Mundo” (A World Shaped by Youth), a atividade arrancou na noite de sexta-feira, com a tradicional mensagem de abertura do Chefe Nacional, Ivo Faria, que deu início a um fim-de-semana repleto de contactos e aprendizagens.

No total, 95 estações de rádio participaram no JOTA, asseguradas pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), a Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), as Guias de Portugal (AGP), a Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) e a FRATERNAL. Paralelamente, o Joti reuniu jovens em múltiplas plataformas digitais – Scoutlink, Pente, mIRC, Zoom, Skype e Meet – Promovendo contactos entre escuteiros de mais de 170 países. As tradicionais videochamadas nacionais, às 11h45 e às 16h30 de sábado, voltaram a aproximar agrupamentos de norte a sul e ilhas, bem como grupos da AEP e Companhias de Guias, e das comunidades portuguesas no estrangeiro, incluindo Macau e Genebra.

Na estação nacional, as atividades decorreram em nove postos de jogo inspirados no alfabeto fonético internacional, do Alpha ao India, e nove dinâmicas que contaram com o envolvimento do Departamento Nacional do Ambiente (DNA), do Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS), do Museu do CNE e da Rádio Maria, estação de rádio que está ligada à Igreja Católica e que está no ar desde 2021. Durante o dia foram promovidas conferências acerca da temática “Jovens Construtores do Mundo” e as Especialidades.

Pelas 18h30 de sábado, decorreu, ainda a Eucaristia presidida pelo Assistente do Núcleo Moinhos de Vento Pe. Francisco Inocêncio, aberta à comunidade local.

WhatsApp Image 2025-10-28 at 12.02.20

Para Cristiana Mâncio, Chefe do Departamento Nacional de Radioescutismo, o JOTA-JOTI é uma excelente oportunidade para unir culturas através da comunicação. Sendo  mote deste ano “Jovens Construtores do Mundo”, salienta que o objetivo é fazer com que todas as crianças, jovens e escuteiros a participar, propaguem essa mensagem através do rádio e através da internet o melhor possível. Cristiana destaca ainda o valor pedagógico das comunicações via rádio, explicando que, numa altura em que a internet nos traz tudo e nos dá todas as oportunidades que temos à mão, é quando tudo falha, que o rádio que entra em ação. E que é muito importante mobilizar o jovens para a importância das comunicações via rádio, porque é uma coisa que não queremos que morra. Disse ainda que é importante que tenham motivação para se tornarem radioamadores e que percebam a sua importância, porque é a pôr as mãos na massa que eles crescem.

O Chefe Regional de Lisboa, Carlos Pacheco, salientou o impacto transformador da atividade assinalando que o radioescutismo é algo com que os jovens, na sua vida normal, não têm um contacto direto e que estas experiências os transformam naquilo que é a sua vivência, alargam-lhes os horizontes, e lhes permitem perceber que, nas relações que estabelecem com escuteiros de todo o mundo, não estão sozinhos, que são realmente construtores e que fazem a diferença na sua vida e na vida dos outros.

Também Erico Virgy, Chefe do Núcleo Moinhos de Vento, destacou o desafio de acolher uma atividade de referência nacional e internacional descrevendo-o como um desafio giro por não ser uma atividade só sobre tecnologia, mas uma atividade para as pessoas. Contando com mais de 700 pessoas a participar, garantiu haver condições de segurança e de realização para a atividade.

José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, sublinhou o crescimento gradual desta atividade, ano após ano. Salientou o quão gratificante é ver que há cada vez mais jovens a querer ser radioamadores, que é um caminho que há muitos anos não se verificava. Por outro lado, comentou com alegria o facto de o número de estações em Portugal a aderir para participar no JOTA-JOTI, ter vindo gradualmente a aumentar, sendo este o ano com maior adesão. Destacou ainda a importância de redescobrir a rádio como meio de comunicação. Mencionou ser uma oportunidade fantástica conseguir vozes em línguas diferentes e sentir o contacto direto. Considera que num meio eletrónico que atualmente não é tão utilizado, esta possibilidade traz aos jovens oportunidade de perceber que, apesar da evolução das tecnologias, há meios de comunicação que continuam vitais, sobretudo em situações de catástrofe ou dificuldade.

Entre antenas, cabos, computadores e sorrisos, o JOTA-JOTI 2025 voltou a aproximar escuteiros de todo o mundo, num universo de cor, alegria e amor.

Que estas mensagens continuem a ser propagadas e que sejamos efetivamente construtores de um mundo melhor e mais justo.

Radioescutismo
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade